Trabalho de Ricardo Polosa, Jaymin B Morjaria, Umberto Prosperini, Barbara Busà, Alfio Pennisi, Mario Malerba, Marilena Maglia e Pasquale Caponnetto
Artigo original: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7549158/pdf/10.1177_2040622320961617.pdf
Cobertura na mídia: Pacientes com DPOC que mudam de fumar para vaporizar obtêm benefícios a longo prazo
“O presente estudo sugere que o uso de Cigarros Eletrônicos pode melhorar objetivos e subjetivos resultados da DPOC e que os benefícios obtidos parecem persistir a longo prazo. O uso dos Cigarros Eletrônicos para abstinência e redução do tabagismo podem melhorar alguns dos danos resultantes do tabaco tabagismo em pacientes com DPOC.”
Abstrato
Justificativa e Objetivos
Os efeitos do uso de cigarros eletrônicos (CEs) na saúde a longo prazo em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são amplamente inexplorados. Nós apresentam resultados de uma avaliação prospectiva de 5 anos dos parâmetros respiratórios em uma coorte de pacientes com DPOC que reduziram substancialmente o tabagismo convencional ou atingiram a abstinência por mudança para CE.
Métodos
Os pacientes foram avaliados prospectivamente por suas medidas de respiração exacerbações, índices espirométricos, qualidade de vida usando a ferramenta de avaliação COPD (CAT), distância de caminhada de 6 min (6MWD), bem como o consumo de cigarro convencional. Linha de base medições antes da mudança para o uso de CE foram comparadas com visitas de acompanhamento em 12-, 24-, 48 e 60 meses. Pacientes com DPOC pareados por idade e sexo que relatam ser fumantes regulares (não usando CEs) foram o grupo de referência para a análise.
Resultados
Foram disponibilizados dados completos de 39 pacientes. Aqueles no grupo de usuários da CE alcançaram um declínio acentuado no tabagismo ou abstinência. Os usuários de DPOC EC tiveram um diminuição das exacerbações da DPOC; com a taxa de exacerbação média (±DP) caindo de 2,3 (±0,9) no início do estudo para 1,1 (±1,0) em 5 anos (p<0,001), enquanto nenhuma mudança significativa foi observada no grupo controle. Melhorias significativas e constantes na função pulmonar, escores CAT e 6MWD foram relatadas no grupo de usuários da CE durante o período de observação de 5 anos em comparação com o grupo de referência (p<0,05).
Conclusão
O presente estudo sugere que o uso de CE pode melhorar objetivos e subjetivos resultados da DPOC e que os benefícios obtidos parecem persistir a longo prazo. uso da CE para abstinência e redução do tabagismo podem melhorar alguns dos danos resultantes do tabaco tabagismo em pacientes com DPOC.